Alguns tipos de câncer podem ser detectados precocemente, antes de terem a chance de crescer e se espalhar. É por isso que fazer exames preventivos é tão importante.
O câncer é a segunda maior causa de mortes a nível global, e conforme dados da PAHO (Organização Pan-Americana da Saúde), levou a óbito 9,8 milhões de pessoas em 2018, e 1 em cada 6 mortes no mundo é devido a essa doença.
Esses dados se tornam mais alarmantes quando vemos outra pesquisa da American Cancer Society, que aponta que 1 em cada 3 pessoas corre o risco de desenvolver a doença durante a vida, sendo a idade o maior fator de risco.
Devido a essas estatísticas, hoje, dia 08/04 foi instituído o dia mundial de combate ao câncer.
Muitos tipos de manifestações dessa doença são frequentemente descobertos tarde demais, quando os sintomas aparecem em estágios posteriores. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores serão as probabilidades de sucesso do tratamento e de sobrevivência.
E esse é o tema do nosso texto de hoje. Continue lendo para saber quais exames fazer e como se prevenir!
Exames de sangue para câncer
Os exames de sangue servem como ferramentas importantes na detecção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer.
Exames de sangue comuns medem a quantidade e a condição dos vários tipos de células sanguíneas em uma amostra, incluindo glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
Embora seja usado para muitos outros fins, este teste também pode ajudar no diagnóstico de alguns tipos de câncer no sangue, como leucemia e linfoma, detectando células anormais no sangue ou quantidades anormais de células típicas.
Também pode ser útil para determinar se um câncer se espalhou para a medula óssea, bem como para monitorar o progresso e/ou efeitos colaterais dos tratamentos contra o câncer.
Existem também exames de sangue que buscam por marcadores específicos de tipos de câncer, como por exemplo:
Teste de antígeno específico da próstata
Comumente usado como ferramenta de triagem para a detecção precoce do câncer de próstata, esse teste mede os níveis de uma proteína produzida pelas células da próstata no sangue.
Teste de antígeno carcinoembrionário
Este antígeno, embora presente em um feto em desenvolvimento, normalmente não está presente no sangue de adultos saudáveis.
Quando detectado no sangue por meio de testes, pode indicar a presença de uma das várias formas de câncer, incluindo câncer de cólon, reto, pâncreas, mama, ovário ou pulmão.
Teste de alfa-fetoproteína
Embora este antígeno seja encontrado no sangue de mulheres grávidas saudáveis, por ser produzido pelo desenvolvimento fetal, normalmente não está presente em homens adultos ou mulheres não grávidas.
Quando detectado, pode ser uma indicação da doença.
Teste de antígeno de câncer 125
Este antígeno é usado como marcador tumoral para o ovário, auxiliando no diagnóstico, progresso de tratamento ou recorrência.
Teste de antígeno de câncer 19-9
Este exame de sangue procura antígenos na corrente sanguínea que são usados como marcadores para câncer de pâncreas.
Pode ser usado para ajudar a diagnosticar bem como para monitorar o progresso do tratamento.
Teste do antígeno do câncer 27.29
Esse teste mede o nível do antígeno CA 27.29 na corrente sanguínea, o que é uma indicação de câncer de mama.
Este teste é o único exame de sangue específico para esse tipo de manifestação da doença e é usado para auxiliar no diagnóstico, monitorar o tratamento e detectar a propagação do câncer de mama para outras partes do corpo.
Teste de gonadotrofina coriônica humana (hCG)
Um indicador bem conhecido do início da gravidez, o hCG também é produzido por algumas células cancerígenas e é considerado um marcador tumoral, ajudando a detectar câncer de células germinativas em homens e mulheres não grávidas.
Teste de proteínas no sangue
Um exame de sangue que procura certas proteínas anormais do sistema imunológico (imunoglobulinas) na corrente sanguínea. O teste de proteínas no sangue é usado para detectar mieloma múltiplo, um câncer no sangue.
Outros exames médicos que podem detectar vários tipos de câncer
Mama
As mamografias são a melhor maneira de detectar o câncer de mama precocemente, quando é mais fácil de tratar e antes que seja grande o suficiente para sentir ou causar sintomas.
Cervical
O teste de Papanicolaou pode encontrar células anormais no colo do útero que podem se transformar em câncer.
O teste de HPV procura o vírus (papilomavírus humano) que pode causar essas alterações celulares. Os exames de Papanicolau também podem detectar o câncer cervical precocemente, quando a chance de cura é muito alta.
Colorretal (cólon)
Esse tipo de manifestação quase sempre se desenvolve a partir de pólipos pré-cancerosos (crescimentos anormais) no cólon ou no reto.
Exames médicos podem detectar pólipos pré-cancerosos, para que possam ser removidos.
Pulmão
A Tomografia computadorizada é indicada para a detecção precoce desse tipo de doença, especialmente para grupos de risco, como pessoas que têm histórico de tabagismo intenso e fumam agora ou pararam de fumar nos últimos 15 anos e têm entre 50 e 80 anos de idade.
Onde posso fazer exames para detectar câncer precocemente?
Na Saúde Trevo você encontra a melhor seleção de laboratórios para fazer os mais diversos tipos de exames médicos, inclusive exames para detectar câncer e ajudar com diagnóstico e prevenção.
Você consegue comparar preços e ainda conta com cupons de saúde exclusivos junto à nossos parceiros para que você possa cuidar da sua saúde.
Além disso, você conta com a nossa política de COMPRA GARANTIDA, que devolve seu dinheiro integralmente caso você desista ou não possa comparecer no dia do exame.
Acesse agora mesmo:
Lembre-se: Uma vida com saúde começa com boas escolhas!
Entre em contato:
WhatsApp: (11) 91621-5236
Instagram: @saudetrevo
Site: www.saudetrevo.com.br/exames/
E-mail: falecomagente@saudetrevo.com.br
Você também pode se interessar por:
- Câncer de próstata: exames, fatores de risco e prevenção
- Saúde do Homem: quais os exames de rotina para cada idade?
Saúde da Mulher: 21 exames femininos que toda mulher deve fazer! - Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica: sintomas, tipos, tratamento
Imagem de Freepik